terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

France Football e a verdade sobre "A Copa do Medo"

A internet é uma excelente forma de compartilharmos informações. Com a brevidade proporcionada pelas redes sociais, podemos mostrar ao mundo o que pensamos,  como agimos, notícias que lemos, etc. Isso tudo seria maravilhoso, perfeito... Num mundo onde não existisse gente de má-fé. Infelizmente não é nosso caso.

Neste mês de fevereiro, circulou por aí suposta tradução de um artigo da revista francesa France Football. Tal texto criticava, embasado apenas na referência de ser uma revista francesa, algumas coisas bem pontuais aqui do Brasil (até meio pontuais demais; siga lendo). A argumentação proposta era para provar o quão estapafúrdia era a ideia de ter Copa do Mundo aqui; não obstante, tencionava “mostrar ao mundo” o quanto nosso país é ruim e mal-cuidado. Até aí tudo ótimo, liberdade de expressão, eles podem dar sua visão como quiserem.

EXCETO POR UM DETALHE: O ARTIGO É FALSO.

Sim. A France Football de fato publicou uma nota, muito mais curta e melhor escrita – embora ainda preconceituosa e limitada -, sobre os erros de administração e organização que levaram o país a receber uma dura da FIFA;  ele menciona rapidamente os estádios, o acidente na Arena Corinthians e coisas do tipo. Não mais do que isso.

Todo o resto constante naquele texto é mentira: jamais foi publicado pela France Football. Informações fraudadas, por um criminoso, para atingir um grande contingente de pessoas, usando-se do nome da revista.

E o autor do texto usa, além da autoridade do exterior, uma desonestidade intelectual bem clara: mesclar itens falsos com verdadeiros. Ao captar um item conhecidamente real, tendemos a parar de checar a fonte dos outros, e a acreditar no artigo como um todo.  A “tradução” desonesta é apócrifa. Quanto interesse real do autor, me parece evidente ser uma crítica ao Governo, com o simples e pueril intento de ganhar proveito junto à eleitores.

Ah, então você, querido leitor, acha exageradamente conspiratório que alguém tenha se dado ao trabalho de construir um hoax tão bem “só” para ganhar uns votos?
Bem, vamos pegar alguns pontos em específico onde o autor mente (duas vezes, a primeira usando o nome da revista e a segunda usando dados falsos):

 - Carga tributária brasileira: O artigo falso é recheado de mentiras sobre os impostos do nosso país. Inclusive, nossa carga tributária é menor que a francesa (leia fontes ao final (1));

 - Serviços públicos: O autor do artigo falso compara os nossos serviços públicos, de maneira totalmente não verossímil, aos de certos países da Africa. Tal comparação é ridícula. O Congo possui uma saúde pública incomparavelmente pior que a do Brasil (leia fontes ao final) (2);

 - Governo PT financiando Estádios: Qualquer pessoa que entenda um mínimo de garantias tributárias sabe que o dinheiro é um financiamento liberado pelo BNDES à instituições privadas, sendo-se assinados compromissos e contratos. Não é como se estivessem retirando verba da educação para fazer estádio; inclusive, o valor dos estádios apresentados pelo nosso querido criminoso também é falso, de maneira geral;

 - “Pão e Circo”: Nem todas as obras da Copa foram só para a Copa; por exemplo, no Itaquera (que tem metrô: (leia fontes ao final) (3)), as obras beneficiaram bastante a população;

Tendo em mente que os dados levantados são falsos (há ainda muitos outros: várias pessoas desconstruíram os argumentos do hoax de maneira bem eficiente, como podem ver aqui e aqui), e (alguns até de maneira sutil) atacam o Governo atual apenas, é uma óbvia manobra de massa política, que usa um argumento de autoridade fraco e a falta de senso crítico das pessoas.

A ideia, porém, foi brilhante e relativamente bem implementada. Algumas pessoas, quando concordam com uma coisa, simplesmente param de raciocinar sobre ela, engolindo toda e qualquer coisa que dizem sobre tal assunto. Isso é muito mais preocupante do que os gastos com a Copa.

Não, eu não acho que o Brasil seja um país perfeito, tampouco sou petista ou sequer gosto da administração do PT (puta merda, pelo amor de deus, leiam essa parte). O problema é usar de mentiras para criticar um governo. O problema é não procurar a verdade sobre a montoeira de informações que soterram vocês na internet. O problema é não usar a massa encefálica e ser um formador de opiniões de mentirinha. Critique nosso país, a crítica mostra que não somos apáticos; mas com embasamento, não simplesmente regurgitando uma imensa baboseira que leu em qualquer lugar. Você tampouco precisa concordar com a contra-argumentação, mas precisa admitir que muita coisa apresentada é simplesmente mentira (além de jamais ter sido escrito pela revista).

Quanto à Copa, só para deixar registrado: É MUITO tarde para “evitar” que tenha Copa no Brasil. A melhor coisa é que venha pra cá – o que faremos com os estádios se não vier? Protestem, sim. Mas, por favor, com um MÍNIMO de senso crítico.

A sociedade agradece.

Links:
1: Ranking de países com a carga tributária mais alta
2: Expectativa de vida no Congo (país que é comparado com o Brasil no quesito saúde)
http://countryeconomy.com/demography/life-expectancy/democratic-republic-congo


Demais refutações devidamente fundamentadas:
http://www.adnews.com.br/midia/texto-atribuido-a-france-football-nao-e-real

Nenhum comentário: